Ressaca pós-férias e a dificuldade de voltar à rotina
- Rafaela Cortez
- 13 de jan.
- 3 min de leitura

Esses dias estava lendo a coluna da Forbes e me deparei com um artigo incrível da autora Jack Kelly, onde ela falava sobre o sentimento de desanimo e cansaço que é compartilhado por muitos de nós no retorno ao trabalho pós-férias, que é conhecido como a Ressaca Pós-Férias. Achei o artigo tão incrível que decidi usá-lo como uma referência para falar sobre o mesmo assunto aqui com vocês.
Os sintomas da ressaca pós-férias
Muitas vezes esperamos o ano inteiro pelo nosso momento de pausa e descanso nas férias, para que a gente consiga viajar, ou simplesmente aproveitar o tempo no nosso ritmo.
Mas como tudo na vida, as férias também acabam, e quando precisamos retomar à rotina uma combinação de sensações bem desconfortáveis começam a vir à tona. É comum sentir um desânimo, aquela falta de energia para encarar as tarefas do dia a dia, e perceber uma dificuldade de concentração, como se a mente ainda estivesse no modo "descanso".
Muitas pessoas relatam também um cansaço excessivo, mesmo após um período de pausa, além de uma irritabilidade maior, onde coisas pequenas podem parecer mais irritantes do que antes. Também pode surgir uma sensação de vazio, como se a rotina tivesse perdido a graça, e alterações no sono, dificultando dormir ou acordar nos horários habituais.
Por que isso acontece?
Esses sentimentos são um reflexo natural do esforço que o corpo e a mente fazem para voltar ao ritmo cotidiano, afinal, durante as férias, nosso corpo e mente se acostumam a um ritmo mais leve, longe de cobranças e pressões. Nos desligamos das nossas responsabilidades de adultos e voltamos a ter uma liberdade que nos permite fazer o que queremos e quando queremos (óbviamente dentro das nossas realidades), ou seja, vivemos no puro prazer.
Voltar à rotina, por mais que você ame o dia a dia que tem, existe sim um contraste significativo porque nossa liberdade é mais privada e precisamos enfrentar atividades que não são tão prazerosas assim (não vivemos mais só no prazer, enfrentamos também o dever).
Como lidar com a ressaca pós-férias?
Por mais que as sensações sejam ruins, a boa notícia é que elas são temporárias. Mas também existem algumas formas de deixar esse retorno mais tranquilo e pensando em te ajudar nisso, separei aqui algumas dicas que podem te ajudar:
Volte à rotina aos poucos: reserve um ou dois dias para se ajustar às suas tarefas antes de retomar o trabalho ou os estudos. Priorize tarefas mais importantes e se organize com uma lista para evitar sobrecarga.
Encontre os pontos positivos da rotina: pense também nos pontos que te geram prazer no dia a dia, como reencontrar colegas ou retomar projetos interessantes. Agora, se você não conseguir identificar nada que te gere prazer no seu dia a dia, está na hora de rever algumas questões por aí.
Cuide do sono: ajuste os horários de sono gradualmente se eles ficaram bagunçados durante as férias. Dormir bem é fundamental para ter energia e clareza mental para enfrentar as responsabilidades com mais sobriedade.
Inclua atividades físicas: pratique algum exercício, mesmo que seja leve, como uma caminhada por exemplo. Isso com certeza vai te ajudar a melhorar seu humor.
Tenha paciência com você mesma: se lembre que a adaptação leva tempo, então não se cobre por resultados imediatos e se permita ir voltando ao ritmo no seu tempo.
Planeje momentos de descanso durante a semana: organize pequenas pausas durante cada dia. Um erro grave que cometemos é deixar os momentos de lazer, descanso e prazer somente para os finais de semana ou férias.
Reorganize suas metas: use esse momento para revisar seus objetivos e dar uma direção à sua rotina. Isso pode trazer mais clareza e propósito para o dia a dia.
Embora seja uma fase desafiadora, com essas pequenas mudanças e um pouco de paciência, você pode transformar seu retorno em um momento mais agradável, não precisando carregar aquele fardo de retomar a sua rotina.
Se você perceber que esse retorno vem te gerando muito sofrimento e que seus recursos para lidar com isso já se esgotaram, procure por um profissional.
Um grande beijo e até o próximo artigo.
Comentaris